PMs recebem Medalha Alferes Tiradentes



Homenagem na Assembleia Legislativa marcou a comemoração pelos 184 anos da Polícia Militar do Espírito Santo

Trinta policiais militares foram homenageados por atos de bravura e receberam a Medalha Alferes Tiradentes durante sessão solene realizada pela Assembleia Legislativa (Ales) na noite de segunda-feira (8), no Plenário Dirceu Cardoso. O evento foi em comemoração aos 184 anos da Polícia Militar do Espírito Santo, criada no dia 6 de abril de 1835, inicialmente com o nome de Companhia de Guarda da Polícia Provincial, na época do Brasil imperial.

O cabo PM José Moreno, de 30 anos, baleado no último dia 2 de março com um tiro na cabeça em um confronto com dois criminosos no Morro da Conquista, em Vitória, falou na tribuna em nome dos homenageados. Ele foi aplaudido várias vezes ao relatar o drama que viveu. Chorou e apelou por melhores condições de trabalho.

O PM contou que alguns familiares, entre eles sua mãe, não estavam presentes na cerimônia porque ainda não sabiam o que realmente havia acontecido com ele. “Minha mãe não sabe da história. Minha família me considera um herói e sempre teve medo da profissão que escolhi por amor e vocação. Eles me pedem sempre para sair (da polícia)”, afirmou.  

Para o cabo, o juramento feito pelos PMs ao entrar na instituição não pode significar um “alvará de morte”. E prosseguiu: “Eu sou um policial, mas antes de tudo eu sou um ser humano, um cidadão que tem muitas vezes os seus direitos preteridos. Tenho família, sonhos e muita vontade de viver”.

Moreno acrescentou que não se pode achar normal a morte de policiais nem de qualquer outra pessoa. Segundo ele, o Poder Público precisa oferecer melhores condições de trabalho no combate ao crime.

Outro condecorado com a Medalha Alferes Tiradentes foi o soldado Tiago Assis do Nascimento, de 24 anos. Ele usa uma cadeira de rodas enquanto se recupera de uma bala na perna desferida por criminosos em um confronto no Morro Forte de São João, também na capital, ocorrido em novembro de 2018.  

Ele fazia parte de uma equipe de patrulhamento em áreas de alto risco e foi até o morro para averiguar denúncias sobre marginais que estariam guardando armas de traficantes na comunidade.

“O esconderijo (das armas) era perto de uma mata e, ao chegar ao local fomos surpreendidos por disparos dos bandidos. Um deles me atingiu na perna e estou agora em cadeira de rodas tentando me recuperar”, relatou.

Tiago disse que ficou hospitalizado por 50 dias, e o trauma foi grande para toda a família.  “É algo bem difícil de enfrentar, porque a gente precisa se readaptar; mas tenho muita fé em Deus, e conto com minha família e com vários amigos que estão me ajudando a enfrentar esse momento problemático”.

Equinoterapia

Atos de solidariedade praticados pelos policiais também foram lembrados durante a solene. A major Laysa Gadioli coordena projeto de equoterapia da PM, que ajuda deficientes.

Ela explicou que a equoterapia é um tratamento no qual autistas, portadores de síndrome de down e de outros distúrbios de ordem mental e emocional interagem com cavalos e têm uma melhora significativa na autoestima.

"Me orgulho de atender esses pacientes. Vários estudos demonstram que animais domesticados, entre eles os cavalos, podem ajudar as pessoas em terapias para tratamento de distúrbios mentais e emocionais", disse.   

O secretário de Estado da Segurança Pública, Antônio Roberto Cesário de Sá, pediu união de todos os policiais em um esforço institucional para reparar “injustiças” promovidas pela ação de setores (não especificou quais) que tentam colocar “todas as mazelas nos ombros das instituições policiais”. De acordo com Sá, devido ao caráter ostensivo da PM, a corporação acaba sendo a maior vítima dessa avaliação negativa.

Ele disse que, apesar do cenário econômico, a pasta da segurança está aberta para discutir as demandas dos policiais militares e também dos bombeiros e dos policiais civis.

Praças e oficiais

O comandante-geral da PM capixaba, coronel Moacir Barreto, destacou que os 184 anos da corporação "não foram construídos por obra de grandes comandantes, mas dos praças e oficiais". Barreto afirmou que muitos foram feridos em serviço e alguns morreram ao doarem a própria vida para salvar a de pessoas desconhecidas.

Conforme o comandante, ao homenagear os policiais, a solenidade cumpre o papel de manter viva na sociedade a importância da PM capixaba, uma instituição quase bicentenária.

O deputado Capitão Assumção (PSL), proponente da sessão solene, agradeceu por fazer parte de uma corporação que presta relevantes serviços à sociedade capixaba. "A família policial são todos vocês. Nós somos os soldados de vocês aqui na Casa (Ales). Deixo aqui meu respeito por uma categoria que se doa tanto para defender a sociedade e que ainda precisa ser mais valorizada", defendeu.

Além de Assumção, outros 13 deputados estaduais prestigiaram a cerimônia: Coronel Alexandre Quintino (PSL), Doutor Hércules (MDB), Marcos Garcia (PV), Dary Pagung (sem partido), Delegado Lorenzo Pazolini (sem partido), Luciano Machado (PV), Renzo Vasconcelos (PP), Freitas (PSB), Alexandre Xambinho (Rede), Raquel Lessa (Pros), Delegado Danilo Bahiense (PSL), Torino Marques (PSL) e Carlos Von (Avante). O deputado federal Da Vitória (PPS-ES) também esteve presente.

Homenageados com a Medalha Tiradentes

Coronel Jocarly Martins de Aguiar Júnior – Possui curso de especialização em segurança pública
Major Laysa Fernanda Gadioli – Coordena projeto social da PMES ligado à equoterapia
Major Fabrício Dutra Corrêa – Subcomandante do 14º BPM de Ibatiba
Capitão Ricardo Vieira Nunes – Possui especializações em ciências jurídicas e gestão em segurança pública
Capitão Heryck Carneiro Virginio – Lotado no 6º BPM
Capitão Louis Philippe Coelho Dias do Carmo – Atua no 10º BPM
Segundo-tenente Pascácio Lima da Silva – Subcomandante da 3ª Companhia do 2º BPM de São Gabriel da Palha
Segundo-tenente Paulo Celso Cola Pereira - Comandante do Pelotão de FT
Segundo-tenente Pyther Frank Amaro Zuqui - Responsável pelo policiamento em Anchieta, Piúma, Alfredo Chaves e Iconha
Tenente Márcio Antônio Ceschin Vieira – Atua na 3ª Cia do 9º BPM em Castelo
Tenente Flávio Silva Moreira – Atua na 9ª Cia Independente da PMES
Subtenente Alexandre Faria Silva – Atua no Comando de Polícia Ostensiva Especializado (CPOE)
Subtenente Adriano Farias Santos – Atua como instrutor de tiro nos cursos de formação da PMES
Subtenente Ádamo Rogério Da Vitoria – Atua na Banda de Música da PMES
Primeiro-sargento Luiz Renato Dias da Neiva – Graduado em tecnologia de gestão em segurança e pós-graduado em gestão de segurança pública
Segundo-sargento Luciano Marcelos – Atua no Pelotão de Comando do Serviço (6º BPM)
Terceiro-sargento Marcio Goncalves – Atua na Unidade Especializada da PMES (Cimesp)
Terceiro-sargento Evelin Cristiane Costa de Oliveira – Atua no 7º BPM
Cabo José Moreno Valle da Silva – Atua na Força Tática do 1º Batalhão da PMES
Cabo Renan Falquetto Mesquita – Agraciado com o diploma de “Destaque Operacional” do 9º BPM
Cabo Felippe Rosa Piontkovsky – Atua no 10º BPM de Guarapari
Cabo Ramon de Melo Souza – Atua na 12ª Companhia Independente da PMES em Jardim Camburi
Soldado Keillyane Telles do Amaral Afonso – Formada em segurança pública; atua em projeto dentro da PM voltado para prevenção a drogas
Soldado Loiana Alves Caldeira – Atua no 11º Batalhão da PM de Ecoporanga
Soldado Tatiana Celeste dos Santos – Faz parte do corpo musical da PMES
Soldado Tiago Assis do Nascimento – Atua da 4ª Companhia de Força Tática do 1º Batalhão da PMES
Soldado Raphael José Moreira Fermiano – Lotado no Serviço de inteligência do 3º BPM de Alegre
Soldado PM Moisés de Andrade Nascimento – Bacharel em Direito, fez o curso de aperfeiçoamento da SWAT, no Texas (EUA)
Soldado Diego Rodrigues Damaceno Silva – Atua na 14ª Companhia Independente da PMES na Serra
Soldado Ivan Oliveira Scamparle – Atua na 14ª Companhia Independente da PMES na Serra


FONTE: ALES 


Gostou dessa notícia? Compartilhe em suas redes sociais!

SOBRE O DEPUTADO:

Capitão Assumção
Partido: PSL
Telefone do Gabinete:  (27) 3382-3595
E-mail:  dep.capitaoassumcao@al.es.gov.br
Endereço: Av. Américo Buaiz, nº 205, 4. º andar, gabinete 406, Enseada do Suá - Vitória - ES
CEP. 29050-950 – Vitória ES

Mensagens populares deste blogue

Projeto de Lei fixa tempo máximo de espera em cartórios do Espírito Santo

Projeto proíbe nomeação de pessoas condenadas pela Lei Maria da Penha

12º Batalhão de Linhares comemora 9 anos