Projeto de Lei prevê o retorno de PMs reformados para funções administrativas


O deputado estadual Capitão Assumção (PSL) apresentou Projeto de Lei na Assembléia Legislativa do Espírito Santo alterando a Lei Complementar 282/2004, alterada pela LC 836/2016,  que prevê o retorno voluntário de policiais militares e bombeiros militares que foram reformados por incapacidade. O projeto acrescentaria §2° para que seja aplicada aos servidores militares a possibilidade de reversão ao serviço público daqueles aposentados por invalidez, no caso de sua deficiência ser compatível com o exercício de funções de caráter administrativo/interno nos órgãos públicos. 

                                   Art. 1° - Fica acrescido ao Artigo 29 da Lei nº 282 o §2° que vigorará com a seguinte redação:

                                   §2° - Fica autorizada a reversão ao serviço público dos militares reformados por invalidez nos casos em que a sua deficiência seja compatível com o exercício de funções de caráter administrativo ou interno nos órgãos públicos.


Segundo Assumção, muitos policiais e bombeiros são aposentados por incapacidade física, entretanto, os mesmos são considerados inaptos a desempenhar a atividade policial fim, mas poderiam ser aproveitados em funções próprias onde suas limitações não interfeririam no trabalho. O exemplo clássico seria o militar cadeirante, que não possui mais condições tais como realizar policiamento, portar arma, combater o crime nas ruas, mas poderiam muito bem retornar para trabalhar em sistemas de monitoramento, computadores, atividades administrativas dentro dos quarteis na confecção de documentos, atendimento telefônico/190, e outras atividades em quarteis, demais repartições públicas, fóruns, prefeituras, etc. 

A medida também visa a ressocialização desses profissionais que muitas vezes são "abandonados" a própria sorte com vencimentos que muitas vezes são insuficientes para sua manutenção. 

O deputado faz questão em frisar que a medida não cria novas despesas para o Governo do Estado. Pelo contrário, já que esses militares ocupariam funções específicas e dispensaria a contratação de outros profissionais para as mesmas funções. Mas o principal é o Executivo e a sociedade capixaba poder contar com a força de trabalho, experiência e a qualificação desses militares como contrapartida. 


Acesse a íntegra do Projeto aqui. 


Matéria: Fernando Almança.

Gostou dessa notícia? Compartilhe em suas redes sociais!

SOBRE O DEPUTADO:

Capitão Assumção
Partido: PSL
Telefone do Gabinete:  (27) 3382-3595
E-mail:  dep.capitaoassumcao@al.es.gov.br
Endereço: Av. Américo Buaiz, nº 205, 4. º andar, gabinete 406, Enseada do Suá - Vitória - ES
CEP. 29050-950 – Vitória ES

Mensagens populares deste blogue

Projeto de Lei fixa tempo máximo de espera em cartórios do Espírito Santo

Projeto proíbe nomeação de pessoas condenadas pela Lei Maria da Penha

12º Batalhão de Linhares comemora 9 anos