PL exige capacitação para funcionário de pet shop
Responsáveis por tosa e banho de animais deverão apresentar certificado de formação técnica, conforme proposta do Capitão Assumção
Estabelecimentos que prestem serviços de higiene e estética de animais domésticos poderão ser obrigados a comprovar capacitação profissional de tosadores e responsáveis por dar banho. É o que prevê o Projeto de Lei 270/2019, do deputado Capitão Assumção (PSL).
De acordo com o texto, esses profissionais deverão apresentar certificados de formação técnica ou profissional. O não cumprimento da medida acarretará advertência formal e, em caso de não regularização, o estabelecimento poderá ser multado em até R$ 5.000,00.
Para justificar o texto, Assumção relata os inúmeros casos de animais lesionados e até mortos durante esses atendimentos devido à falta de preparo das pessoas que exercem esse trabalho.
“Os chamados pet shops contratam o funcionário sem exigir nenhuma capacitação para manusear o animal. O objetivo é garantir que os bichos sejam atendidos com segurança e, com isso, minimizar os riscos de acidentes”, disse o deputado.
Tramitação
O PL foi encaminhado para as comissões de Constituição e Justiça, Meio Ambiente e Finanças. Caso seja aprovada, a nova lei entrará em vigor no dia de sua publicação em diário oficial.
Matéria: Silvia Magna
Fonte: ALES
Gostou dessa notícia? Compartilhe em suas redes sociais!
SOBRE O DEPUTADO:
Capitão Assumção
Partido: PSL
Telefone do Gabinete: (27) 3382-3595
E-mail: dep.capitaoassumcao@al.es.gov.br
Endereço: Av. Américo Buaiz, nº 205, 4. º andar, gabinete 406, Enseada do Suá - Vitória - ES
CEP. 29050-950 – Vitória ES
