Lei obriga avisar pais sobre menor embriagado


Proposta apresentada pelo deputado Capitão Assumção (PSL) visa obrigar hospitais, clínicas e postos de saúde, de rede pública ou privada, a comunicarem aos responsáveis o atendimento em suas dependências de crianças ou adolescentes em estado de embriaguez ou consumo de drogas.

Segundo o Projeto de Lei (PL) 217/2019, o menor enquadrado em tal situação só poderá deixar a unidade de atendimento acompanhada do responsável legal, após comprovado parentesco via documentação. 

A matéria estabelece ainda que, em caso de descumprimento da norma, o estabelecimento de saúde sofrerá primeiramente a penalidade de advertência e pagamento de multa de 1 mil Valores de Referência do Tesouro Estadual (VRTEs), equivalente a R$ 3,4 mil. Em caso de reincidência será cobrado o dobro da multa. O valor seria destinado para clínicas de recuperação.

O PL 217/2019 foi devolvido ao autor por ser considerado inconstitucional. Em despacho denegatório, a Mesa Diretora alegou que a iniciativa de leis, nesse caso, é do governador do Estado. Assumção recorreu à Comissão de Justiça. Em parecer prévio, a Procuradoria-Geral posicionou-se pela rejeição do despacho denegatório e pela constitucionalidade da proposta.

A matéria foi encaminhada, então, à Comissão de Justiça, que designou o deputado Coronel Alexandre Quintino (PSL) como relator. O parecer do relator, ainda a ser apresentado e discutido pelo colegiado, será encaminhado para análise do Plenário, a quem caberá decidir se a matéria será arquivada ou continuará tramitando.



Matéria:  Redação Web Ales
Fonte: Site Ales

Gostou dessa notícia? Compartilhe em suas redes sociais!

SOBRE O DEPUTADO:

Capitão Assumção
Partido: PSL
Telefone do Gabinete:  (27) 3382-3595
E-mail:  dep.capitaoassumcao@al.es.gov.br
Endereço: Av. Américo Buaiz, nº 205, 4. º andar, gabinete 406, Enseada do Suá - Vitória - ES
CEP. 29050-950 – Vitória ES

Mensagens populares deste blogue

Projeto de Lei fixa tempo máximo de espera em cartórios do Espírito Santo

Projeto proíbe nomeação de pessoas condenadas pela Lei Maria da Penha

12º Batalhão de Linhares comemora 9 anos