Multa para quem passar trote a serviços de emergência



As pessoas que têm o costume de passar trote para a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros ou o SAMU poderão ser punidas com multa pelo ato criminoso. É o que prevê um projeto de lei de autoria do deputado estadual Capitão Assumção que tramita na Assembleia Legislativa.

O trote ainda é um dos principais problemas enfrentados pelos serviços de atendimento de emergência. De acordo com o projeto protocolado neste mês, os donos das linhas telefônicas de onde foram feitas as ligações com as falsas ocorrências serão penalizados com advertência seguida de multa que varia entre 200 e três milhões de VTR’S.

O objetivo do projeto que, diferente do que foi publicado no jornal A Gazeta, que creditou sua autoria a outro parlamentar, é coibir essa atitude que gera prejuízos e coloca em risco a vida da população que realmente está envolvida em uma ocorrência.

Capitão Assumção: autor da proposta. 

De acordo com dados da Sesp, o Ciodes recebe mais de mil trotes por dia e as falsas ligações aumentam no período de férias escolares. E há casos de pessoas que ligam para o 190, por exemplo, apenas para saber as horas. As brincadeiras ou piadas que as pessoas fazem ao ligar para o Ciodes geram congestionamento do serviço.

Segundo o artigo 340 do Código Penal, é crime passar trote e prevê pena de detenção de um a seis meses ou pagamento de multa. É preciso consciência do cidadão, para não prejudicar quem realmente precisa do atendimento.

Por Mary Martins


SOBRE O DEPUTADO:

Capitão Assumção
Partido: PSL
Telefone do Gabinete:  (27) 3382-3595
E-mail:  dep.capitaoassumcao@al.es.gov.br
Endereço: Av. Américo Buaiz, nº 205, 4. º andar, gabinete 406, Enseada do Suá - Vitória - ES
CEP. 29050-950

Mensagens populares deste blogue

Projeto de Lei fixa tempo máximo de espera em cartórios do Espírito Santo

Projeto proíbe nomeação de pessoas condenadas pela Lei Maria da Penha

12º Batalhão de Linhares comemora 9 anos